De 14 balneários da região, sete contam com serviço de guarda-vidas

De 14 balneários da região, sete contam com serviço de guarda-vidas

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Com a chegada do verão, que começa oficialmente nesta sexta-feira (22), os balneários se tornam uma opção de alívio ao calor intenso, típico da Região Central do Estado. Porém, os momentos de lazer nas águas exigem atenção dos banhistas quanto a segurança. 


Conforme levantamento do Diário, de 14 balneários da região monitorados pelos bombeiros ou classificados em levantamento semanal da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), somente sete contam com o serviço de guarda-vidas. 


Além disso, conforme boletim do projeto Balneabilidade divulgado na última sexta-feira (15), do total, três não estão em boas condições e o banho não é recomendado. São eles: o Passo do Verde, em Santa Maria, o Fernando Schilling, em Santiago, e a Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul. 


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Balneários da região com guarda-vidas

  • Cacequi – Balneário São Simão, Rio Santa Maria 
  • Jaguari – Balneário Fernando Schilling, Rio Jaguari
  • Lavras do Sul – Praia do Paredão, Rio Camaquã
  • Nova Palma – Balneário Atílio Aléssio, Rio Soturno
  • Restinga Sêca – Balneário das Tunas, Rio Vacacaí
  • São Pedro do Sul – Balneário Passo do Julião, Rio Toropi
  • Toropi – Balneário Passo do Angico, Rio Toropi


Balneários da região sem guarda-vidas

  • Mata – Balneário de Mata, Rio Toropi 
  • Rosário do Sul – Praia das Areias Brancas, Rio Santa Maria
  • São Francisco de Assis – Balneário de Jacaquá, Rio Ibicuí, e Balneário Poço das Pedras, Arroio Inhacundá
  • São Vicente do Sul – Balneário Passo do Umbu, Rio Ibicuí
  • Santa Maria – Balneário Passo do Verde, Rio Vacacaí
  • Santiago – Balneário Distrito de Ernesto Alves, Rio Jaguarizinho


Cuidados ao entrar na água 

Foto: Nathália Schneider (Diário)


A orientação principal do Corpo de Bombeiros é de que as pessoas evitem os locais sem cobertura de guarda-vidas e respeitem as áreas demarcadas para banho, as quais são monitoradas diariamente pelos profissionais. 


– Como tivemos um período com chuvas intensas, os rios acabaram mudando muito suas características. Onde antes havia perigo de afogamento, hoje pode não ter mais e onde antes era área de banho, agora pode ser uma área de risco. Por isso, a importância de seguir fielmente as áreas de demarcação – alerta Alessandro Siqueira, soldado do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Maria.


Outra recomendação importante, segundo o soldado, é a vigilância de crianças. Adultos devem supervisionar os menores durante todo o tempo de permanência em balneários. Também é indicado evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água.


Afogamentos em rios 

Em novembro, dois jovens morreram por afogamento em rios da Região Central. Em 4 de novembro, um adolescente de 14 anos, identificado como Fabrício de Oliveira Naissinger, morreu após se afogar na Cascata da Laje, no município de Mata. 


O jovem estava acompanhado de outros familiares, quando teria tentado atravessar a corredeira e sumido próximo à queda d'água. No dia 6 de novembro, Wesley Fernandes, 16 anos, desapareceu após entrar nas águas do Rio Jaguari, no município de Jaguari. Ele estava com amigos no Balneário Fernando Schilling.    


As condições da água 

Foto: Nathália Schneider (Diário)


Além da adoção de cuidados para evitar afogamentos, os banhistas também devem estar atentos para a condição das águas. Na Região Central, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) monitora a situação de 11 balneários. 


Para a classificação das águas como própria ou imprópria, utilizam-se parâmetros de Escherichia coli (E.coli), observando os critérios definidos pelas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento. 


Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2 mil para E.coli, o ponto será classificado como impróprio.


No Estado

Ainda de acordo com o monitoramento da Fepam, dos 89 pontos analisados no Estado, 77 estão próprios para banho e 12 apresentaram condição imprópria. Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta.


Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Verão começa nesta sexta-feira ainda sob a influência do El Niño Anterior

Verão começa nesta sexta-feira ainda sob a influência do El Niño

Thiago Rampelotti leva o Grinch para o Próximo

Thiago Rampelotti leva o Grinch para o "Hoje Pod das Gurias" especial de Natal neste sábado

Geral